domingo, 6 de dezembro de 2009

A Física é ciência responsável por investigar os fenômenos fundamentais da natureza, detalhando sua estrutura, compreendendo sua complexidade e aplicando todo este conhecimento no desenvolvimento de novas tecnologias.
Seria impossível pensarmos no que temos hoje sem a contribuição de físicos do passado, que através de investigações desvendaram fenômenos ópticos, elétricos e magnéticos, dentre outros, possibilitando a existência de quase tudo que hoje facilita as nossas vidas.
Basta olharmos à nossa volta! As mais variadas formas de geraçao de energia, eficientes meios de comunicação, meios de transporte absurdamente confortáveis – o MUNDO gira em função da Física.
À partir do início do século XX, com a descoberta da mecânica quântica, foram abertos novos horizontes como a interpretação de fenômenos subatômicos e geração de novas frentes de pesquisa.
Devido à grande quantidade de conhecimentos acumulada nos últimos cem anos da pesquisa em Física, tornou-se necessária a divisão da mesma em Teórica e Experimental.
- Física Experimental: é a divisão que incumbe-se de estar em contato concreto com situações do dia-a-dia, resultantes de experiências ou sugeridas pelos físicos teóricos. Aqui ocorre o planejamento e execução de extruturas que permitem bons resultados de pesquisa, sendo que muitos deles geram tecnologias aplicáveis a várias áreas do desenvolvimento tenológico.
- Física Teórica: aqui temos fisicos que desenvolvem modelos que, mesmo abstratos, permitem em muito o desenvolvimento da Física. É bem comum dizermos que aqui temos o desenvolvimento de Teorias que serão, posteriormente testadas.
Faz-se necessária a capacidade de análise investigativa tanto de fenômenos já conhecidos e que precisam ser aprofundados, quanto de informações novas. Alguns experimentos são mais teóricos e de fácil acesso à maioria dos interessados, outros são quase inacessíveis, dada a estrutura exigida, como por exemplo no caso do LHC.
Exige-se que o físico que pretende seguir ao ramo das pesquisas tenha, além de conhecimentos sobre Física, alguns pré-requisitos:

1. capacidade de explorar a lógica e, ao mesmo tempo, desenvolver raciocínios nem sempre óbvios;

2. habilidades com matemática;

3. criatividade;

4. paciência e persistência.
O Físico tem, basicamente, dois caminhos a seguir:

• Licenciatura: relacionada ao ensino;

• Bacharelado: voltado para a pesquisa.
O físico atual não está limitado à sala de aula ou a um simples laboratório, encontrando hoje um vasto campo de atuação. Empresas de telecomunicações e de desenvolvimento de tecnologia de ponta para a área médica são grandes mercados em expansão para os físicos. O mercado financeiro também vem se mostrando muito promissor, visto que instituições bancárias de grande porte têm admitido físicos e matemáticos, dada sua alta capacidade de raciocínio e habilidade de resolução de situações em que se faz necessária a tomada de decisões complexas, às vezes em curto espaço de tempo.
O licenciado em Física encontra vasto campo de atuação em escolas, universidades e cursos preparatórios para vestibular, além de poder desenvolver pesquisas relacionadas à Educação.
Para finalizar, podemos afirmar que em segundos você encontrou este artigo, leu e adquiriu talvez um puco mais de conhecimento. Isto implica num processo complexo que não teríamos aqui tempo para descever, mas é tudo, simplesmente, devido ao que chamamos Física.