terça-feira, 2 de junho de 2009

Curiosidade - Movimentos da Terra



Movimentos da Terra





Os movimentos da Terra são os movimentos simultâneos realizados pela Terra no espaço. Existem ao todo cinco movimentos principais:


Rotação - A Terra gira em torno de si mesma, em torno de seu eixo imaginário. A duração da rotação é de 24 horas. Conseqüências da rotação: * Sucessão dos dias e das noites. * Fusos horários. * Circulação geral da atmosfera. * Correntes marítimas.


Translação - é o movimento que a Terra executa ao redor do Sol; leva um tempo total aproximado de 365 dias e 6 horas até que se complete um ano, e é o responsável pelo Ano Bissexto. Erroneamente é também associado ás estações do ano, o que facilmento pode ser posto de parte ao se observar que no mesmo momento de translação, pode ser verão nas zonas temperadas do hesmifério Norte e inverno nas zonas temperadas do hemisfério sul.


Precessão - é o movimento de deslocamento do eixo da Terra, executando uma trajetória semelhante à de um pião.De modo análogo a um pião, o eixo da terra descreve uma superfície cônica em torno da reta normal ao plano da órbita da terra em torno do Sol É o responsável pelas eras astronômicas, com duração de cerca de 2240 anos em cada signo do Zodíaco. Demora aproximadamente 25.868 anos até completar uma precessão e o eixo da Terra se deslocar por todos os doze signos. É também responsável pelos fenômenos das estações do ano, pelos Solstícios e Equinócio. A inclinação do eixo da terra provoca o efeito de a luz do sol ter de percorrer uma maior ou menor quantidade de atmosfera e erger-se menos ou mais em relação ao horizonte, é esse efeito que provoca as estações do ano.


Nutação - é, na astronomia, uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um cíclo de 18,6 anos. Ela é causada pela força gravitacional da lua à Terra. A nutação é provocada por uma inclinação de 5,1º do plano da órbita da Lua em relação à eclíptica, pela qual a Precesão é durante 9 anos de maior e depois 9 anos de menor intensidade do que na media. Este efeito é matemáticamente separado em duas componentes: a nutação ecliptica longitudinal de ±17,24" e a inclinação da eclíptica de ±9,21".


Revolução - é o movimento executado pela Terra ao redor do centro da Via Láctea junto com o Sol, descrevendo uma trajetória helicoidal. Não se trata de um movimento próprio da Terra, uma vez que a Terra está sendo arrastada pelo Sol.


Além desses cincos movimentos, há outros movimentos menores que são variações destes, como a polariadade invertida. OBS: Quando falamos da Terra o certo é adotarmos apenas como movimentos oficiais os de rotação e translação. Os outro movimentos que são por volta da 14 não são considerados oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário