segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Modelo de Relatório - Física Experimental

Colégio Tiradentes
Educação para a formação do caráter.

Modelo de Relatório de Práticas de Física Experimental


O relatório deve conter as informações necessárias para o entendimento do experimento realizado. Nesse sentido, para que todos os alunos de Laboratório de Física Experimental tenham uma orientação sobre como se deve fazer o relatório:

Capa :

Colégio Tiradentes Uberaba
(Colocar logomarcas do colégio)






TÍTULO DO EXPERIMENTO
(centralizado e no meio da página)








Nomes dos integrantes do grupo:_____________________________

Série:____ Professor(a): Henrique de Paiva
Grupo de Laboratório: A, B ou C
Data:_____/ ______/ ______



Conteúdo:

Resumo: O resumo informa, em linhas gerais, o que é feito no trabalho. Deve ser curto e extremamente objetivo. Sendo relatadas apenas as partes mais relevantes do trabalho.

1. Introdução: A introdução deve tratar de dois aspectos: Uma apreciação sobre o assunto, mostrando sua importância e a apresentação clara e específica dos objetivos do trabalho. Deve indicar o meio e a finalidade da investigação.

2. Desenvolvimento Teórico: Escrever a teoria necessária para o desenvolvimento e compreensão do experimento a ser realizado de forma sucinta.

Desenvolvimento Experimental: Nessa parte do relatório deverá conter:

3. Materiais utilizados: cite, em itens, todo o material utilizado no experimento. Para se auxiliar na descrição do material ou equipamento utilizado, faça uma figura (esboço ou esquema) indicando, se for o caso, partes do equipamento com números, letras ou palavras.

4. Descrição do experimento: Neste item deverá ser relatado como se obteve os dados experimentais, descrevendo o procedimento de execução dando ênfase aos detalhes.

5. Resultados: Separe por itens: a) Valores obtidos (valores medidos); (b) Cálculos e resultados dos cálculos; (c) Gráficos. Colocar em tabelas (na vertical) os dados experimentais; explicitar os cálculos salientando os principais resultados e apresentar os gráficos com as respectivas curvas de ajustes. As figuras e tabelas possuem número e legenda que devem ser citadas no texto; as legendas devem ser auto explicativa.

6. Análise dos resultados: Discuta todos os resultados obtidos. Analise os gráficos e principalmente os parâmetros obtidos a partir das curvas de ajuste. Busque sempre uma conexão entre as partes experimental e teórica discutindo as possíveis discrepâncias.

7. Conclusões: A conclusão deve estar ligada diretamente ao(s) objetivo(s). Salientar os principais resultados obtidos no experimento. A leitura da Introdução e da Conclusão deverá dar ao leitor uma percepção global do trabalho.

8. Bibliografia: Coloque todas as referências utilizadas de acordo com as normas da ABNT. Ex. Autor (es), Título da obra, Editora, Página e Ano da edição.

(Obs: Todo relatório poderá ser digitado, utilizando as fontes Arial ou Times New Roman, no tamanho 12 ou 14).


Método de Avaliação:

Cada relatório será classificado de 0 a 3 valores, que poderam ser divididos em pesos e medidas, conforme o tanto de experiências realizadas em cada etapa. Serão avaliados os aspectos: exatidão científica, clareza e organização.
Os restantes 2 valores serão atribuídos mediante o desempenho no laboratório durante a realização da experiências ou avaliações experimentais, destinada a cada grupo definidas pelo professor de acordo com o conteúdo abordado nas aulas teoricas. Será avaliado o “espírito científico”, o espírito crítico face às observações, a formulação de hipóteses, a interpretação dos resultados e a sugestão de variações às experiências. A classificação será:

0- Não revelado ou fraco;
1- Bom;
2- De distinção.



11 comentários:

  1. parabéns adorei o blog me ajudou muito

    ResponderExcluir
  2. Que colégio que esse que tira os dentes da Polícia
    Militar.... KKKKK só podia ser em Uberaba mesmo!!!! KKKK

    ResponderExcluir
  3. Nossa!!! Muito bom mesmo! Tirou todas as minhas duvidas! Parabéns e muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
  4. Valeu finalmente concegui acabar meu relatorio de fisica valeu

    ResponderExcluir
  5. Cara, voce fez um ótimo blog, tomei como base para o meu relatório.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do modelo do relatório!!!
    Parabéns! Muito bom o blog!!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog. Gostei bastante. Me ajudou muito nesse exato minuto, continue assim.

    ResponderExcluir
  8. mas n foi experiencia
    n tem objetivo nenhum ué

    ResponderExcluir