sábado, 12 de setembro de 2009

Namoro x vestibular

A rotina conturbada e corrida do vestibulando não é fácil. Porém, é bastante natural que ele nem se dê conta do quanto sua vida se transforma nessa fase. Por ter tantos exercícios, simulados e conteúdos para estudar, ele perde a noção do tempo; fica debruçado nos livros e, consequentemente, acaba esquecendo de alguns compromissos importantes da vida pessoal. Entre eles, aquele cineminha com o (a) namorado (a) no fim de semana. Bom, quando isso acontece uma vez, certamente a pessoa amada entende. Mas, se essas ausências se tornam constantes, as brigas passam a ser constantes. Será que é possível conciliar o namoro e os estudos?
Conversar
Para quem está namorando e irá prestar vestibular esse ano, é fundamental abrir o jogo: mostre sua dificuldade em conciliar tudo, jamais questionando a importância da pessoa que está ao seu lado, e, muito menos, comparando-a com a meta de ingressar na faculdade. Afinal, é natural pintar nessa fase o ciúme e a insegurança: você vai conhecer pessoas diferentes, sabe como é? Na tentativa de se dedicar ao que lhe é importante, uma dica é elaborar um cronograma de estudos, deixando tempo reservado, sobretudo nos finais de semana, para encontrar o (a) namorado (a). Parece exagero, mas não é! Assim, o estudante consegue relaxar por alguns momentos e, ao mesmo tempo, consegue lembrar que há vida além de tantos livros e apostilas! Ao adotar um cronograma, o vestibulando evita aquela sensação de que ele não deveria estar namorando e sim estudando, já que há um tempo determinado em sua rotina para fazer as duas coisas.
Cuidados
Deixar de frequentar as aulas do colégio ou do cursinho pré-vestibular para encontrar o (a) namorado é um erro bastante comum para os (as) vestibulandos (as) comprometidos (as). Cuidado para não cair nessa! Para compensar essa ausência diária no relacionamento, o estudante pode recorrer ao telefone, ao e-mail ou às demonstrações criativas de carinho, como bilhetinhos, flores e tudo o que sua imaginação permitir. Isso faz com que você se mostre presente e a pessoa amada se sinta importante. Mas, se o vestibulando marcou algum encontro, é recomendável que ele não desmarque. Dessa forma, ele evita certos conflitos e desgastes emocionais que podem prejudicar a rotina de estudos. Afinal, ao fazer um simulado pensando no (na) namorado (a), com certeza seu rendimento será prejudicado. Ter um relacionamento sem cobranças e contar com uma pessoa para apoiar nessa jornada de vestibular pode ser ótimo para qualquer estudante... Basta, porém, saber conciliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário